segunda-feira, 2 de maio de 2011

Homenagem ao Papa João Paulo II



"Eu não sabia da profunda admiração que sentia por ele até a sua morte. Lembro-me que no dia 2 de abril de 2005, eu estava num treino de vôlei no colégio onde estudava, Salesianas, quando, de repente, os sinos das Igrejas Católicas da cidade tocam. Era o anúncio do falecimento do vigário de Cristo, O Papa João Paulo II. Fui abatida por uma tristeza interior profunda e queria chegar em casa logo para acompanhar o noticiário. Terminado o treino, a televisão já estava ligada e então pude me certificar de que realmente ele havia falecido. Olhando a comoção das pessoas e as homenagens que lhes fizeram, tudo o que conseguia fazer era chorar. Mesmo não tendo-o visto pessoalmente, eu nunca encontrei alguém com um olhar tão profundo e ao mesmo tempo tão manso quanto o de João Paulo II. Nem nunca encontrei alguém, que apenas por fotos, depositasse em meu coração uma grande dose de paz, como se pudesse sentir um pedaço do céu. Muito antes de sua beatificação, eu já tinha guardado dentro de mim a certeza de que alí não se tratava de uma pessoa comum, mas de um santo. De um santo que se ofereceu em sacrifício pelos pecadores e que não teve medo de anunciar a verdade ao mundo. Nele transparecia a face do Cristo em cada peregrinação, em cada mensagem, em cada gesto de carinho e compaixão, em cada benção, em cada sacrifício e provação. A sua simplicidade era divina, aquela que vem direto do Trono de Deus e que se desdobra em amor pelos irmãos. Amar foi o que João Paulo II fez. Tanto amou que conquistou o afeto das pessoas e a admiração até daquelas que professam outra fé. Afinal, quem de nós visitaria e perdoaria aquele tentou tirar nossa vida? Não seria mais fácil tomar distância ou até mesmo guardar a mágoa e o sentimento de vingança? Não é assim que a nossa natureza humana reage? Mas o nosso Papa buscava as coisas do Alto, buscava a santidade e, se colocando no lugar de Cristo, fez aquilo que Ele faria: foi ao encontro do pecador, não pra condená-lo, não pra cruficicá-lo, mas para oferecê-lo o perdão dos pecados e toda a compaixão de Seu Amado Mestre num simples gesto de Amor. Se eu procurava algum santo com quem me identificasse para que intercedesse por mim, hoje eu sei que esse santo é João Paulo II!" 

Lívia Simões

"Eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra Ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus; tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus." Mt. 16: 18-19

Um comentário:

  1. "A fé não está no corpo que se inclina, mas está na alma do crê." O Dalvimar é o Tom Jobim da música católica.

    ResponderExcluir