quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Outubro: Mês das Missões

Ser Missionário não é privilégio de determinadas pessoas, mas a essência de ser cristão. E anunciar o Evangelho é responsabilidade de toda a comunidade para viver a fé. Portanto, nenhuma comunidade é fiel à sua vocação se não é missionária. 
Ser missionário não é só percorrer grandes distâncias, ir para outros países, mas a difícil viagem de sair de si mesmo, ir ao encontro do outro, ir ao encontro do "diferente", ir ao encontro do marginalizado - o preferido de Jesus.
Jesus, no início de seu ministério, escolheu os doze apóstolos para viver em comunhão com Ele e lhes explicava o mistério do Reino (Mc 11,33-34). Também agiu da mesma forma com o grupo de setenta e dois discípulos (Lc 10,17-20), pois Ele demonstra claramente que quer falar-lhes ao coração. Hoje somos nós que temos a obrigação de ouvir Jesus, por isso é importante a meditação, o silêncio e a oração para que possamos entender porque Jesus prefere os marginalizados. No entanto, não podemos ficar só contemplando. Temos o dever, como batizados, de levar Jesus Cristo a todas as pessoas, principalmente aquelas que mais sofrem: os abandonados, os marginalizados e tantas outras pessoas que a sociedade ignora.
Outro ponto importante para o Discípulo e Missionário é a comunhão, que não é apenas o ato de comungar, porque a comunhão engloba a partilha, o amor, a justiça, a caridade e tudo o mais que Jesus ensinou em seu Evangelho, pois ela é a fonte e o ponto mais alto da vida cristã. Na Eucaristia nutrem-se as novas relações evangélicas que surgem do fato de sermos filhos e filhas do Pai e irmãos e irmãs de Jesus Cristo.
Portanto, a própria natureza do cristianismo consiste, em reconhecer a presença de Jesus Cristo e segui-lo. Essa foi a maravilhosa experiência daqueles primeiros discípulos que, encontrando Jesus, ficaram fascinados e cheios de assombro frente a excepcionalidade que lhes falava, diante da maneira como os tratava, coincidindo com a fome e sede de vida que havia em seus corações.
Outro ponto importante que como discípulos e missionários temos é o nosso encontro com Jesus através do Sacramento da reconciliação, que é o lugar onde experimentamos de maneira singular o encontro com Jesus Cristo, que se compadece de nós e nos dá o dom de seu perdão misericordioso, nos faz sentir que o amor é mais forte que o pecado cometido, nos libera de tudo o que nos impede de permanecer em seu amor, nos devolve a alegria e o entusiasmo de anunciá-lo aos demais de coração aberto e generoso.
Entre todos os Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, está Maria, a máxima realização da existência cristã como um vivente trinitário de “filhos no Filho” que nos é dada na Virgem Maria que, através de sua fé (Lc 1,45) e obediência à vontade de Deus (Lc 1,38), assim como por sua constante meditação da Palavra e das orações de Jesus (Lc 19,51), é a discípula mais perfeita do Senhor. Interlocutora do Pai em seu projeto de enviar o Verbo ao mundo para a salvação humana. Com sua fé, Maria chegou a ser o primeiro membro da comunidade dos crentes em Cristo. Ela viveu completamente toda a peregrinação da fé como Mãe de Jesus Cristo, e depois dos discípulos, sem estar livre da incompreensão e da busca constante do projeto do Pai. Alcançou desta forma, o fato de estar ao pé da cruz em comunhão profunda, para entrar plenamente no mistério da Aliança.
Como mãe de tantos, fortalece os vínculos fraternos entre todos, estimula a reconciliação e o perdão e ajuda os discípulos de Jesus Cristo a se experimentarem como família, a família de Deus.
Temos que sair de nós mesmos e estar disponíveis para auxiliar o nosso próximo que pode estar em nossa própria casa ou em nosso trabalho. Por isso é importante a humildade e o serviço para que possamos levar as mensagens de Jesus Cristo, sem distinção, sem escolha de categoria social, mas como o próprio Jesus nos ensinou: “o que fizerdes ao menor dos meus irmãos é a Mim que estarás fazendo”. 

Adaptado do texto de: Adilson Ary Todeschi
Presidente da CNCMB



2 comentários:

  1. É muito bom ver uma pessoa jovem, usando um espaço na net, p/ falar de DEUS, e as coisas ligadas a ele, pelo o que vi, vocês é católica, mas gostaria de deixar uns videos aqui p/ que vc pudesse assistir, são evangélicos, mas as letras das músicas são lindas:
    http://www.youtube.com/watch?v=eSqcOqe5mR4
    http://www.youtube.com/watch?v=BSm53j_O4JE
    http://www.youtube.com/watch?v=KDMRtoTEsH0

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! Obrigada também pelas músicas indicadas, são lindas! Tenho várias músicas evangélicas no meu pc, não faço distinção por serem cantadas por pessoas que não são da minha religião, elas me levam até Jesus no mesmo modo. = )

    ResponderExcluir